O mistério do “Azul e Preto” ou “Branco e Dourado”



Esse mistério é tão bacana que resolvi em escrever sobre ele aqui neste blog, mesmo sendo um blog automotivo. Se bem que as vezes eu posso fugir do assunto...(rsrsrs)

Uma certa garota pede ajuda desesperadamente sobre uma dúvida que está quebrando a cabeça de muita gente e gerando violência:


Pessoal, me ajudem – este vestido é branco e dourado, ou azul e preto? Eu e meus amigos não estamos nos entendendo e estamos ficando loucos pra porra.”

Logo depois, essa pergunta foi parar na boca de muita gente, jornais, cientistas, e inclusive, até virou um caso de polícia.

No começo eu não entendia a tanta repercussão sobre um mero vestido AZUL E PRETO, daí li um artigo na internet(li aqui) e vi que não era apenas os amigos da moça que estavam ficando “loucos pra porra”. Agora o mundo está ficando louco.
Resolvi em questionar várias pessoas que conheço.

Chegando num grupo, mal precisei perguntar sobre o hiatus que está acontecendo, uma pessoa resolveu em agitar o assunto e todos deram a sua resposta:

“Branco e dourado”
“Branco e dourado”
“Branco e dourado”
 E finalmente eu - “Preto e Azul... Espera... Vocês estão loucos!!”



Eu fui a minoria daquele grupo, simplesmente não acreditava no que eu estava ouvindo enquanto todos tentavam convencer que o vestido era branco e dourado.

Depois me encontrei com um outro amigo meu, e lógico, fiz a maldita pergunta. A resposta foi:


Branco e dourado.”


Quase queria dar um soco na cara do rapaz e depois ficar desesperado por ser o único que enxerga como “azul e preto”, mas daí ele deu uma explicação:



O meu monitor tem claridade bem forte. Vi num outro monitor e consegui ver um azul bem claro.”



Testei em 3 telas, o monitor secundário do notebook(tem menos claridade), o monitor do notebook(mais claro e com um branco mais forte) e do smartphone(para ser mais preciso, um Sony Xperia SP – Com BRAVIA Engine2* ligado e desligado)



*BRAVIA Engine2 é um recurso que deixa as cores das fotos e vídeos mais vivos e nítidos.



Resultado? Totalmente Fail, pois ainda enxergo azul e preto nas 3 telas. O azul mais vivo e escuro foi no Sony Xperia com o BRAVIA Engine 2 ativado.

 Imagem com "BRAVIA Engine 2" ativado



A partir dali perdi o meu sono, fiquei louco, olhei para a embalagem do “Charge” e comecei a questionar se realmente a embalagem era azul, ou branco.


Pensei um pouco mais e cheguei numa conclusão: Pode ser um fator psicológico. Se eu falo “Azul e Preto” ou “Branco e Dourado”, as pessoas só vão ter estas opções e ter que escolher uma delas. Então a partir de agora devo perguntar: “Qual cor você enxerga neste vestido?”.

É aí que a porra ficou mais louca. Cheguei para os meus pais e perguntei: “Qual cor vocês enxergam nesse vestido?”



“Branco e dourado...rs” - Mãe

“Branco e... marrom... Preto... Seilá... Por quê?” - Pai



Dei uma risada meio sem graça e falei - “ahaha... Não é possível, não tem como isso ser Branco!”

Aí fiquei meio chateado, meus pais conseguem ver aquele vestido na cor branca e eu não...

“Pfff... Não tem como isso ser azul, hahahahaha” - Disse a minha mãe, daí em seguida - “Qual a cor dessa gata?” 

 O nome dela é "Branca".



Ao mesmo tempo, apontei para um botão azul(que tinha a mesma tonalidade do vestido) de controle remoto da TV, e questionei - “Qual a cor deste botão?” - Para o meu alívio, ela respondeu que era azul.

No outro dia, encontrei com um outro grupo de amigos, e a primeira coisa que eu fiz foi fazer a maldita pergunta da forma que tinha elaborado. As respostas:



“Branco e dourado” - H.T.

“Branco e dourado” - B.S.

“Azul e preto(FINALMENTE!), meu pai viu azul e cinza...” - F.G.



Rolou treta e nos separamos em duplas “Azul e preto” e “Branco e dourado”.



“Não tem como essa porra ser Branco cara!”
“Cês são doidos! Isso é BRANCO!”



Depois de algumas horas, o dia escureceu, houve a necessidade de acender a luz da sala. O “F.G.” resolve em “ressucitar” o assunto.

Depois de mostrar a imagem novamente(na mesma tela usada des do início), o “B.S.” que anteriormente viu “Branco e Dourado” viu desta vez como “Azul e Preto”, e disse: “Ah... Finalmente eu vi “Azul e Preto!” - Enquanto o “H.T.” ficava rindo feito louco afirmando que era “Branco e Dourado”. Todos apontamos para o “H.T.” e dissemos - “Você é LOUCO!!” - A treta começou tudo de novo...


Fiquei louco, queria gritar, não estava entendendo que diabos estava acontecendo! Que porra de vestido maluco é esse?

O “F.G.” lembrou de uma teoria que ele ouviu: As pessoas podem ver as cores diferentes em determinados horários. Por exemplo, pode acontecer de enxergar “Branco e Dourado” ao acordar.
Daí o “F.G.” resolve em trocar o papel de parede do seu “WhatsApp” para a imagem do vestido. Tudo isso pelo teste.

Mais tarde, converso com um amigo meu pela internet, ele responde que consegue ver as duas combinações de cores. Basta inclinar o monitor.
 

Bom... Enxerguei em cores “negativas”.

Para dar um fim na minha dúvida, as ultimas esperanças era consultar a foto pelo aplicativo “myPantone” e Photoshop.

Primeiramente, fiz o scan da imagem no “myPantone”, os resultados foram:

 Fandeck Pantone CYMK Coated

Fandeck Pantone GoeGuide Coated

Por favor, me diga que agora está vendo azul! Pelo menos no "Card"!



Depois fiz o teste no Photoshop, o resultado:

 Eu tô falando que é azul!



Outra coisa que aprendi nesse mistério é que finalmente a moça conseguiu chamar a atenção sobre o seu novo “look”.
Cada pessoa tem diferentes opiniões sobre cores.
E desconfio que esta moça é uma “illuminati” comentando sobre a sua nova vestimenta manipuladora...
De 15 pessoas, incluindo eu, apenas 2(incluindo eu) consegue ver "Azul e Preto"; e 3 são "indecisos".
Será que este será a nova categoria do "Daltonismo"?
E o que tem de gente criticando ou jogando pedras nesses “hiatus”...(Sempre vai ter)




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.

0 comentários:

Postar um comentário