O assunto nos dias de carnaval é falar sobre BLOCOS.

É carnaval, é todo mundo pulando, todo mundo alegre...




Estava no tédio, dei uma espiada na TV e estava transmitindo sobre os “melhores momentos” dos blocos de carnaval...

Para entrar no clima do carnaval, vamos falar sobre “Blocos”.
Não estou falando dos blocos de carnaval! Estou falando do corpo do MOTOR. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Afinal... o que é um Bloco de motor?
Ps* “Bloco” e “Motor” não são sinônimos!


Isto é um bloco!

Como já dito, é o corpo do motor. Geralmente é feito de ferro fundido ou liga de alumínio(que é o caso dos motores mais modernos ou equipados em carros que tem a proposta de ter alta perfomance), lá vai abrigar os cilindros e tem as denonimadas “galerias”, que são as cavidades por onde passam o líquido de arrefecimento e outras para a lubrificação das partes móveis do motor.


Óia os blocão sendo estreiados em 1:34

Vale lembrar que as galerias não têm contato uma com a outra; inclusive um problema que é o terror de todo propríetário automotivo é quando o “motor mistura água com o óleo”, é um baita estrago que as vezes podia ser evitado com o simples uso de aditivo no sistema de arrefecimento ou a troca da junta do cabeçote...


Ou fique atento para as outras causas, como juntas...

Voltando ao assunto sobre os blocos, vou repetir que o “bloco” e “motor” não são sinônimos. Um motor é o conjunto de Cabeçote – Bloco – Cárter, compostos nessa ordem.

Existem várias configurações e layout de blocos, temos os:

- Inline/Straight: Carros convencionais, Opalão, Apzão 3kilimei

- V: Os V8tão, V12
- Flat/Boxer: Fusca, Subaru, Ferrari Testarossa
- VR: Alguns Golf, Passat, Jetta... (Prometo um post sobre o VR em breve)
- W: O complexo W16 do Bugatti Veyron(Também merece um post)
- E o exótico Wankel/Rotary: Mazda RX-7, Mazda Cosmo Sport(Que também merece um post!)

 Vou falar de alguns blocos conhecidos que eu adimiro bastante:

Fiasa:


Fiasa é acrônimo de Fiat Automóveis S.A. . Foi o coração do Fiat 147(Cachacinha), Fiat Uno das firma, Fiat Palio G1(Em breve um post do meu amado e odiado ex-palio) e etc.

Fiasa foi um motor amado e odiado por muitos pela sua baixa eficiência mas com uma boa durabilidade e versatilidade. O bloco nasceu em seu limite de diâmetro. Para variar o deslocamento entre 1,05 e 1,5 litros, bastava apenas alterar o curso dos pistões.
Vale a leitura da história do Fiasa AQUI

Nissan RB26:


RB26 é um bloco que equipou o famoso Nissan Skyline R34 GT-R, que no caso, o nome do motor do R34 GT-R é RB26DETT.

O nome do motor pode ser comprido e complexo, mas é mais simples do que se imagina!

Temos a seguinte lista:
Blocos:

- RB20 = 2.0L(1998cc, diâmetro: 78.0mm, curso:69.7mm)
- RB24 = 2.4L(2428cc, diâmetro: 86.0mm, curso:69.7mm)
- RB25 = 2.5L(2568cc, diâmetro: 86.0mm, curso:71.7mm)
- RB26 = 2.6L(2568cc, diâmetro: 86.0mm, curso:73.7mm)
- RB30 = 3.0L(2962cc, diâmetro: 86.0mm, curso:85.7mm)

Complementos:

“D” = Double overhead camshaft(DOHC) /
Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote(Vale a leitura)
E” = Injeção eletrônica direta(individual para cada cilindro)
“S” = Carburado
T” = Turbo de fábrica
“TT” = Biturbo de fábrica
P” = Motor operado com “GLP”

Resumindo: O RB26DETT, que equipa o R34 GT-R é um motor 2.6L, DOHC, equipado com injeção eletrônica direta e é BITURBO(!), ou quer dizer... é um motor foda!


Em ambos os casos, devo ter falado mais sobre o motor do que o próprio bloco. Mas uma coisa eles têm em comum: a versatilidade. É justamente por isso que gosto desses dois blocos!

Agora vai lá embebedar o seu carro que eu vou botar o meu pra encher a cara!

Aliás... Antes de sair por aí, me diga qual o seu Bloco favorito.(Leia-se... COMENTE, POR FAVOR...)



Inspiração = (Link1, Link2, Link3)

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.

0 comentários:

Postar um comentário