As Fases do Ford KA

No ano passado (2014) surgiu um novo Ford Ka – ainda continua com as mesmas propostas: Leve, prático, econômico e um preço """"bacana"""". Mas uma coisa eu estranhei bastante: O design, embora muita gente gostou.

Apesar de eu não ter ido muito com a cara do novo visual “global” ou “padrão” da Ford, tem coisas que são o ponto forte desse novo Ka – Um deles é a motorização 1.0 de 3 cilindros; é econômico e rende uma boa potência, tem um desempenho próximo de um motor 1.4. Fora que vem com ar-condicionado; direção elétrica (!); vidros elétricos dianteiros e travas elétricas de série.

Na Sexta-feira, o meu chefe precisou alugar um carro, acabou adquirindo o “Novo Ka”, então no fim do dia de trabalho aproveitei a oportunidade de tirar “fot(ew)nhas” dos Ka.
Sinceramente, eu não sei se o “chefia” ficou me observando na câmera de segurança (e dizendo: Que diabos esse cara está fazendo?) enquanto eu ficava rodeando os Ford Ka e tirando fotos... Então tive que ser tímido na hora da fotografia [amadora]. Na verdade, isso foi uma desculpa esfarrapada por eu fotografar bem mal.

Só para avisar... Não pude dirigir o Ka 2015... “Sacomé” né? Por enquanto só estou fazendo comparações sobre o visual e fatos.

 
Como o meu Ka é fotogênico!


Antes de tirar as fotos, imaginava que seria melhor se o “novo Ka” também fosse vermelho igual o meu “Mk1”, mas depois eu percebi que cada um estavam nas cores certas.

O Ka Mk1(no caso seria o vermelho) tinha um desenho totalmente exótico na época de lançamento, inclusive gerou polêmicas da questão: “Ame ou deixe”. 
 
O design é do tipo “esquisito” e “bonitinho”, é uma “gracinha”! As mulheres adoram chamar o meu Ka de “Joaninha fofa”(AAARRRGGHHH). Até mesmo na época foi alvo de piadinhas, como: KaGay, carro de mulher, carro de viado, carro de cabeleireiro, C*zinho(feio por fora, apertado por dentro, um comentário extremamente desnecessário) e etc...

Foto: Bizarrices Automotivas
Não é o meu Ka! Embora tá bonitinha S2


Pffff... Mal sabem que o Ka Mk1 é um verdadeiro carro para machos, pois não tinha ar-condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica de série!
Mesmo com a falta de itens e a quantidade de apelidos absurdos (na minha opinião, é o pior carro para quem não suporta piadas), ainda era um carro bem prático, divertido e econômico. Devora curvas de colher cheia – Baixo peso, tamanho reduzido, com balanços dianteiro e traseiro quase inexistentes – Esta é a receita da diversão do Ka Mk1.
Traduzindo: Mesmo equipado com motor fraco, ainda tinha um bom desempenho por causa do baixo peso. Os balanços dianteiros e traseiros inexistentes somado com o tamanho pequeno do carro, faziam o Ka ser um carro bem estável nas curvas.


Não seria melhor apelidar de: KArt ou KApetinha?


Sobre a motorização, temos dois lados: O Endura-E e o Zetec.

Endura-E...VISH
Muita gente tem receio com o motor Endura. De fato vem de um projeto “pré-histórico”(1959!) que surgiu na Inglaterra - era conhecido como “Ford Kent Engine” – Apesar de ser um projeto antigo, não era um motor tão ruim quanto se falam por aí.
O Ka equipado com o Endura-E era bem econômico porém problemático quando faltava atenção na manutenção preventiva; para complementar, ele é meio sensível ao nosso combustível de má qualidade e as peças estão ficando mais caras e difíceis de achar. Até parece ser uma miniatura do nosso querido Fiat Marea!


Para matar a sua curiosidade sobre o meu Ka... O meu é equipado com motor Endura. Por isso eu estou defendendo ele.

Já o Ka mk1 equipado com Zetec, conseguiu quebrar todos aqueles estigmas que o Ka Endura tinha e ainda conseguiu ficar melhor que já era em termos de desempenho(Que deixava os outros “populares” no chinelo).

O Mk1 tinha tanto potencial na diversão ou esportividade que foram feitos o “Ka Xr” e SportKa(Apenas na europa), mas vou falar deles em outro post dedicado para cada um.

Foto: fordhp.com.br
Não é o meu Ka! E esse eu quero!

Foto: Andrew Ogram - Ford SportKA

Novo KA 2015

 Esse cara é o novo Ford Ka.

Muita gente elogiou o design do Ka 2015 enquanto eu achava meio “sem-sal” - não sei, ficou com perfil de Palio ou Onix, com frente de Aston Martin ou Fusion; Parece que deixou de ser aquele carro pequeno e “jovem” (Jovem afeminado? HuehuehuehueBRBRBRBRBRB).




Tanto faz... Esse design é uma nova linguagem da Ford - inclusive o Mustang 2015 tem cara de Fusion ou Aston Martin (varia conforme a sua preferência) - e esse tipo de perfil “padrão” se tornou... Oras... Padrão... Em muitos carros por aí.

 Foto: Yellowtelemundo - Aston Martin DB9 Volante

 Foto: Ford.com - Ford Fusion 2015

 Foto: motortrend.com - Ford Mustang 2015
 
A tendência atual do design automotivo é deixar o carro com “boca” grande (leia: grade frontal maior); mais vincos; faróis e lanternas traseiras invadindo a lateral da carroceria e deixar com cara de “agressivo”. Os motivos são: Melhora no arrasto aerodinâmico, mais proteção contra impactos e o desenho em si que agrada muita gente.

Mesmo eu achando o design meio “sem graça”, ainda elogio e faço questão em aplaudir para a Ford. Parece contraditório, mas admito que a fabricante acertou em cheio no visual e proposta. Como pode reparar, nas fotos parece ser um carro muito maior do que o Ka Mk1 – de fato ele é bem maior do que o clássico, mas tem o mesmo tamanho do Ka 2008 só que mais alto.


Ford Ka 2008 “Brasileiro”. Exclusivo para a América Latina e ideal para o gosto dos Brasileiros que ficaram insatisfeitos com o tamanho, espaço e design “afeminado” do Mk1
  
As diferenças dimensionais entre o Ka 2015 e 2008 são poucas, mas ainda dá a impressão que o modelo mais recente é bem maior. O design novo conseguiu dar a imagem que o Ka 2015 é um carro grande, que na verdade ainda é compacto e tem o mesmo tamanho do Honda Fit.


...

Não, me desculpem... Ele tem cara de carro grande, mas dá para perceber que é um carro pequeno (¬¬). Se colocar ao lado de um “New Fiesta” ou “New Focus”, vai perceber que o Ka 2015 é a miniatura desses dois citados. Praticamente achataram o “bicho”.

Foto: speedmag.ca - Fiesta 2015



Finalizando... Enquanto eu comparava os dois exemplares, acabava assemelhando a evolução do design com um desenvolvimento de uma pessoa. Não sei se você (caro leitor ou leitora) consegue perceber isso:

O Ka era um pirralho que vivia perambulando a cidade inteira, fazendo curvas de alta velocidade com a sua bicleta(Mk1). Quando adolescente, estava prestes a fazer uma faculdade. Já estava ficando mais “racional”, mas ainda pensava em fazer pu****as, embora era meio difícil por que o seu carro era muito pequeno por dentro e mal tinha dinheiro também(Ka 2008 – Ainda achei que tinha um espaço interno pequeno e era um carro bem “pelado” também). Ao longo do tempo ele foi ficando mais “adulto”, com emprego “fixo”, muita grana no bolso e uma realização de ter uma casa mobiliada. Ah... E só anda “engravatado”(Ford Ka 2015). Hoje ele é um pai de família(Ford Ka 2015 SEDAN)”

 "Como assim? Não entendi."
- Jailson Mendes - Pai de Família


Alguns ficaram com preguiça de ler a história da evolução do Ka e resumiram da seguinte forma:



Era uma mocinha e agora virou homem.”



Ah! E Não pude esquecer isso! O Ford Ka 2015 também tem versão sedã!! Perfeito para um “Pai de família”! Realmente agora é um homem responsável!!

"Vamos filho... Se arruma pra ir na escola"
 -Ford Ka sedan

Bom... É só isso. Agora fiquem com as fotos da minha autoria(Ruins por sinal).













Tchau Ford Ka 2015!






Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.

0 comentários:

Postar um comentário