O assunto nos dias de carnaval é falar sobre BLOCOS.
É
carnaval, é todo mundo pulando, todo mundo alegre...
Estava no
tédio, dei uma espiada na TV e estava transmitindo sobre os
“melhores momentos” dos blocos de carnaval...
Para entrar no
clima do carnaval, vamos falar sobre “Blocos”.
Não estou
falando dos blocos de carnaval! Estou falando do
corpo do MOTOR. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Afinal... o que
é um Bloco de motor?
Ps* “Bloco”
e “Motor” não são sinônimos!
Isto é um
bloco!
Como
já dito, é o corpo do motor. Geralmente é
feito de ferro fundido ou liga de alumínio(que é o caso dos motores
mais modernos ou equipados em carros que tem a proposta de ter alta
perfomance), lá vai abrigar os cilindros e tem as denonimadas
“galerias”, que são as cavidades por onde passam o líquido de
arrefecimento e outras para a lubrificação das partes móveis do
motor.
Óia os
blocão sendo estreiados em 1:34
Vale
lembrar que as galerias não têm contato uma com a outra; inclusive
um problema que é o terror de todo propríetário automotivo é
quando o “motor mistura água com o óleo”, é um baita estrago
que as vezes podia ser evitado com o simples uso de aditivo no
sistema de arrefecimento ou a troca da junta do cabeçote...
Ou fique
atento para as outras causas, como juntas...
Voltando ao
assunto sobre os blocos, vou repetir que o “bloco” e “motor”
não são sinônimos. Um motor é o conjunto de Cabeçote – Bloco –
Cárter, compostos nessa ordem.
Existem várias
configurações e layout de blocos, temos os:
Vou falar de alguns
blocos conhecidos que eu adimiro bastante:
Fiasa:
Fiasa:
Fiasa é acrônimo de
Fiat
Automóveis
S.A.
. Foi
o coração do Fiat 147(Cachacinha), Fiat Uno das firma,
Fiat Palio G1(Em breve um post do meu amado e odiado ex-palio) e etc.
Fiasa foi um motor amado e odiado por muitos pela sua
baixa eficiência mas com uma boa durabilidade e versatilidade. O
bloco nasceu em seu limite de diâmetro. Para variar o deslocamento
entre 1,05 e 1,5 litros, bastava apenas alterar o curso dos pistões.
Nissan RB26:
RB26 é um bloco que
equipou o famoso Nissan Skyline R34 GT-R, que no caso, o nome do
motor do R34 GT-R é RB26DETT.
O nome do motor pode ser comprido e complexo, mas é
mais simples do que se imagina!
Temos a seguinte lista:
Blocos:
- RB20 = 2.0L(1998cc, diâmetro: 78.0mm, curso:69.7mm)
- RB24
= 2.4L(2428cc, diâmetro: 86.0mm, curso:69.7mm)
- RB25
= 2.5L(2568cc, diâmetro: 86.0mm, curso:71.7mm)
- RB26
= 2.6L(2568cc, diâmetro: 86.0mm, curso:73.7mm)
- RB30
= 3.0L(2962cc, diâmetro: 86.0mm, curso:85.7mm)
Complementos:
“D” = Double overhead camshaft(DOHC) / Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote(Vale a leitura)
“D” = Double overhead camshaft(DOHC) / Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote(Vale a leitura)
“E” = Injeção eletrônica direta(individual para
cada cilindro)
“S” = Carburado
“S” = Carburado
“T” = Turbo de fábrica
“TT” = Biturbo de fábrica
“TT” = Biturbo de fábrica
“P” = Motor operado com “GLP”
Resumindo: O RB26DETT,
que equipa o R34 GT-R
é um motor 2.6L,
DOHC,
equipado com injeção eletrônica direta e é BITURBO(!),
ou quer dizer... é um motor foda!
Em ambos os casos, devo
ter falado mais sobre o motor do que o próprio bloco. Mas uma coisa
eles têm em comum: a versatilidade.
É justamente por isso que gosto desses dois blocos!
Agora vai lá
embebedar o seu carro que eu vou botar o meu pra encher a cara!
Aliás... Antes
de sair por aí, me diga qual o seu Bloco favorito.(Leia-se...
COMENTE, POR FAVOR...)
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Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.
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