Caro fabricante de automóveis: Carros ”””””””Esportivos”””””””
"Esse texto vai ter mais aspas do que palavras... Repare"
Recentemente a Volkswagen lançou a versão “esportiva” do Fox, nomeado como “Pepper” e a Hyundai resolveu em criar a versão “apimentada” do HB20, nomeado como “Spicy”.
Com certeza essa será a briga do
ano... Meu sonho é ver um Drag Race desses dois fera aí meu.
Ah... E a Ford me
vem com o New Fiesta “”””””””Sport””””””””
com seus bancos esdrúxulos.
Esse
tipo de marketing dos pseudo-esportivos
não é uma tradição apenas atual, pois temos o Uno Sporting, Meriva SS,
Renault Sandero Vibe...
Bom... Parece que não é uma tradição tão nova assim... Será
que este comercial queria apontar para o Chevette GP II e Corcel GT?
Pois
é... Estamos vendo muitos
pseudo-esportivos que só tem faixas laterais, cores berrantes, rodas
mais bacanas e um possível escapamento esportivo...
Lógico
que para ser um esportivo não precisa de um motor V8 socado num
cofre que mal cabe um motor 4 cilindros ou ser obrigatoriamente
turbinado. Mas não poderia fazer algo a mais do que apenas modificar
o escapamento e faixas laterais? Aliás, hoje chegou num certo ponto
tão repugnante que tive que ler nas descrições do Fox Pepper e
Hyundai HB20 Spicy para ver o que mudou estéticamente e ficar
frustrado que o motor e dinâmica ainda é o mesmo*. Trágico.
*Fox “Pepper” tem as mesmas especificações do Fox Highline.
*HB20 “Spicy” tem as mesmas especificações do HB20 normal.
É bacana ter um carro com um visual um pouco mais “descolado”
que os demais, mas é extremamente chato a margem de lucro
estratosférico desses pseudo-esportivos. Alguns casos a pessoa paga
uma diferença absurda só por causa de adesivos laterais extras,
emblemas mais bacanas e umas ponteiras de escapamentos mais
“agressivas”.
Gostaria que melhorassem mais a qualidade dos materiais e
acabamentos quando o carro fica mais caro e não por adicionais de
adesivos.
Outra coisa interessante é que a popularidade dos 'track-days'
aumentam cada vez mais e ficando mais acessíveis. Inclusive os donos
de 1.0 podem participar sem medo.
Não seria bacana se os fabricantes investirem mais no acerto de
suspensão e uma reprogramação na ECU nos “esportivos”? Além
de ficar mais divertido, fica mais seguro colocar um carro com
suspensão mais preparada e rígida do que uma suspensão “molenga”
nos track-days - que nos autódromos, o piloto(cliente) vai precisar
desenvolver mais velocidade e assim exigir mais na dinâmica e estabilidade do
automóvel.
Bom... Ainda há esperanças. Algumas fabricantes estão recuperando a
minha esperança, elas seriam: Renault (Sandero RS), Fiat (500 Abarth),
Honda (Civic Si Coupé ou não), Suzuki(Swift Sport), Citroën(DS3) e
Mini Cooper S.
Na minha humilde opinião, os mais empolgantes são: Fiat
500 Abarth e Sandero RS(aguardando ansiosamente)
Fiat 500 Abarth por seguintes motivos: Mais ágil, ronco esportivo,
mais arisco, dirigibilidade esportiva, 0-100 em 6.9 segundos,
versátil(serve perfeitamente para o dia-dia e pistas ao mesmo tempo)
e para fechar o pacote, visual bacana.
Ah... e o preço também. Quero dizer, está mais “realista” ao nosso mercado.
Ah... e o preço também. Quero dizer, está mais “realista” ao nosso mercado.
Já o esperado Sandero RS, a Renault promete que esta versão tenha
algo a mais do que um visual mais agressivo – Motor 2.0 com
potência de +-160cv, transmissão manual de seis marchas, suspensão
mais firme, rodas maiores e freios reajustados. E a maior promessa é
ter um preço bem bacana e acessível para meros mortais como nós.
Contamos com você, Sr. Renault.
Voltando para os repugnantes esportivos de adesivos, é muito
revoltante ver que esses “esportivos de adesivos” são tão caros
só por terem adesivos “Sport”, “Sporting”, “xXx”, “Super
Sport” e etc. As vezes vem com emblemas ou bancos de couro
[ecológico] similar à aquelas capas
“baratas” de “couro” que eu posso comprar no mercado livre –
Não é mesmo Sr. Ford? Você acabou de me
matar de vergonha.
Na maioria das vezes, eu tenho que ler a descrição para tentar
perceber o que foi adicionado para ganhar um visual esportivo(Né
mesmo HB20 Spicy?). Não precisa deixar o carro com visual tipo
“Velozes e Furisos 2”, mas, não podia pedir para os designers
esforçarem mais no design esportivo ao invés
de caprichar nos adesivos e dar sugestões de mudanças de cores em
algumas partes do carro?
Pois é! A maioria dos fabricantes estão dando uns Raio
ESPORTIVADOR. É isso que eles fazem!
Eu quero alguma explicação sobre isso. Melhor vocês(fabricantes)
revelarem o que esses adesivos fazem e se eles dão HP a mais(aí eu
interesso).
O mesmo para emblemas estilo lojas tunning do “mercado livre” e retrovisores com
cores diferentes.
A fabricante que der a melhor resposta ou argumento, ganha um joínha, mais que
isso vocês não merecem.
E quero deixar bem claro que a minha intenção desses tipos de
post(nomeados como “Caro fabricantes de automóveis”) é querer
descer o pau em fabricantes que vivem fazendo o consumidor de trouxa.
Eu tenho uma lista de desabafos para fazer.
Sorte de vocês(fabricantes picaretas do caralho) que eu não tenho
muito tempo para publicar mais textos e esse blog ainda tem pouca
visualizações, se não, seria mais um rival estilo “Canal do
Otário”, só que automotivo.
E caro consumidor... vamos parar de comprar essas porcarias de
falso-esportivos, é sério.
[UPDATE! 28/042015]
Informado pelo um grande parça e leitor Wellington Calos Liesch(valeu cara!), a provocação da propaganda do Dodge Charger era apontada para o Opala SS 4100 com 140CV brutos que estreou no mesmo Salão de 1970.
E olha que esse Opala SS 4100 não era exatamente um esportivo de adesivo, hein!
Dê um pulo no blog do Wellington aqui! Tem bastante coisas interessantes!
[UPDATE! 28/042015]
Informado pelo um grande parça e leitor Wellington Calos Liesch(valeu cara!), a provocação da propaganda do Dodge Charger era apontada para o Opala SS 4100 com 140CV brutos que estreou no mesmo Salão de 1970.
E olha que esse Opala SS 4100 não era exatamente um esportivo de adesivo, hein!
Dê um pulo no blog do Wellington aqui! Tem bastante coisas interessantes!
[Aviso sobre a demora de posts... novamente!]
Sim! Tá complicado, de verdade. Vou explicar:
Trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos,
trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos e
trabalhos.
E trabalhos também.
E trabalhos também.
Fora que eu tive a brilhante ideia em ser um vendedor de produtos de
sex shop(embora é bem legal e está rendendo bem para mim!).
That's all folks!
ABOUT THE AUTHOR
Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.
0 comentários:
Postar um comentário