Caro fabricante de automóveis: Carros ”””””””Esportivos”””””””

   

"Esse texto vai ter mais aspas do que palavras... Repare"

Recentemente a Volkswagen lançou a versão “esportiva” do Fox, nomeado como “Pepper” e a Hyundai resolveu em criar a versão “apimentada” do HB20, nomeado como “Spicy”.    

Com certeza essa será a briga do ano... Meu sonho é ver um Drag Race desses dois fera aí meu.

Ah... E a Ford me vem com o New Fiesta “”””””””Sport”””””””” com seus bancos esdrúxulos.




Esse tipo de marketing dos pseudo-esportivos não é uma tradição apenas atual, pois temos o Uno Sporting, Meriva SS, Renault Sandero Vibe...




Bom... Parece que não é uma tradição tão nova assim... Será que este comercial queria apontar para o Chevette GP II e Corcel GT?

Pois é... Estamos vendo muitos pseudo-esportivos que só tem faixas laterais, cores berrantes, rodas mais bacanas e um possível escapamento esportivo...

Lógico que para ser um esportivo não precisa de um motor V8 socado num cofre que mal cabe um motor 4 cilindros ou ser obrigatoriamente turbinado. Mas não poderia fazer algo a mais do que apenas modificar o escapamento e faixas laterais? Aliás, hoje chegou num certo ponto tão repugnante que tive que ler nas descrições do Fox Pepper e Hyundai HB20 Spicy para ver o que mudou estéticamente e ficar frustrado que o motor e dinâmica ainda é o mesmo*. Trágico.

*Fox “Pepper” tem as mesmas especificações do Fox Highline.
*HB20 “Spicy” tem as mesmas especificações do HB20 normal.

É bacana ter um carro com um visual um pouco mais “descolado” que os demais, mas é extremamente chato a margem de lucro estratosférico desses pseudo-esportivos. Alguns casos a pessoa paga uma diferença absurda só por causa de adesivos laterais extras, emblemas mais bacanas e umas ponteiras de escapamentos mais “agressivas”.

Gostaria que melhorassem mais a qualidade dos materiais e acabamentos quando o carro fica mais caro e não por adicionais de adesivos.

Outra coisa interessante é que a popularidade dos 'track-days' aumentam cada vez mais e ficando mais acessíveis. Inclusive os donos de 1.0 podem participar sem medo.
Não seria bacana se os fabricantes investirem mais no acerto de suspensão e uma reprogramação na ECU nos “esportivos”? Além de ficar mais divertido, fica mais seguro colocar um carro com suspensão mais preparada e rígida do que uma suspensão “molenga” nos track-days - que nos autódromos, o piloto(cliente) vai precisar desenvolver mais velocidade e assim exigir mais na dinâmica e estabilidade do automóvel.

Bom... Ainda há esperanças. Algumas fabricantes estão recuperando a minha esperança, elas seriam: Renault (Sandero RS), Fiat (500 Abarth), Honda (Civic Si Coupé ou não), Suzuki(Swift Sport), Citroën(DS3) e Mini Cooper S.

Na minha humilde opinião, os mais empolgantes são: Fiat 500 Abarth e Sandero RS(aguardando ansiosamente)



Fiat 500 Abarth por seguintes motivos: Mais ágil, ronco esportivo, mais arisco, dirigibilidade esportiva, 0-100 em 6.9 segundos, versátil(serve perfeitamente para o dia-dia e pistas ao mesmo tempo) e para fechar o pacote, visual bacana.

Ah... e o preço também. Quero dizer, está mais “realista” ao nosso mercado.


Já o esperado Sandero RS, a Renault promete que esta versão tenha algo a mais do que um visual mais agressivo – Motor 2.0 com potência de +-160cv, transmissão manual de seis marchas, suspensão mais firme, rodas maiores e freios reajustados. E a maior promessa é ter um preço bem bacana e acessível para meros mortais como nós. Contamos com você, Sr. Renault.

Voltando para os repugnantes esportivos de adesivos, é muito revoltante ver que esses “esportivos de adesivos” são tão caros só por terem adesivos “Sport”, “Sporting”, “xXx”, “Super Sport” e etc. As vezes vem com emblemas ou bancos de couro [ecológico] similar à aquelas capas “baratas” de “couro” que eu posso comprar no mercado livre – Não é mesmo Sr. Ford? Você acabou de me matar de vergonha.


Na maioria das vezes, eu tenho que ler a descrição para tentar perceber o que foi adicionado para ganhar um visual esportivo(Né mesmo HB20 Spicy?). Não precisa deixar o carro com visual tipo “Velozes e Furisos 2”, mas, não podia pedir para os designers esforçarem mais no design esportivo ao invés de caprichar nos adesivos e dar sugestões de mudanças de cores em algumas partes do carro?
Aliás... Sabe o que isso parece? 


Pois é! A maioria dos fabricantes estão dando uns Raio ESPORTIVADOR. É isso que eles fazem!

Eu quero alguma explicação sobre isso. Melhor vocês(fabricantes) revelarem o que esses adesivos fazem e se eles dão HP a mais(aí eu interesso).
O mesmo para emblemas estilo lojas tunning do “mercado livre” e retrovisores com cores diferentes.

A fabricante que der a melhor resposta ou argumento, ganha um joínha, mais que isso vocês não merecem.

E quero deixar bem claro que a minha intenção desses tipos de post(nomeados como “Caro fabricantes de automóveis”) é querer descer o pau em fabricantes que vivem fazendo o consumidor de trouxa. Eu tenho uma lista de desabafos para fazer.

Sorte de vocês(fabricantes picaretas do caralho) que eu não tenho muito tempo para publicar mais textos e esse blog ainda tem pouca visualizações, se não, seria mais um rival estilo “Canal do Otário”, só que automotivo.

E caro consumidor... vamos parar de comprar essas porcarias de falso-esportivos, é sério.

[UPDATE! 28/042015]

Informado pelo um grande parça e leitor Wellington Calos Liesch(valeu cara!), a provocação da propaganda do Dodge Charger era apontada para o Opala SS 4100 com 140CV brutos que estreou no mesmo Salão de 1970.
E olha que esse Opala SS 4100 não era exatamente um esportivo de adesivo, hein!

Dê um pulo no blog do Wellington aqui! Tem bastante coisas interessantes!

[Aviso sobre a demora de posts... novamente!]
Sim! Tá complicado, de verdade. Vou explicar:

Trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos, trabalhos e trabalhos.

E trabalhos também.

Fora que eu tive a brilhante ideia em ser um vendedor de produtos de sex shop(embora é bem legal e está rendendo bem para mim!).

That's all folks!

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ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.

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