As Fases do Ford KA
No
ano passado (2014) surgiu um novo Ford Ka – ainda continua com as
mesmas propostas: Leve, prático, econômico e um preço
""""bacana"""". Mas uma coisa eu estranhei bastante: O
design, embora muita gente gostou.
Apesar
de eu não ter ido muito com a cara do novo visual “global” ou
“padrão” da Ford, tem coisas que são o ponto forte desse novo
Ka – Um deles é a motorização 1.0 de 3 cilindros; é econômico
e rende uma boa potência, tem um desempenho próximo de um motor
1.4. Fora que vem com ar-condicionado; direção elétrica (!);
vidros elétricos dianteiros e travas elétricas de série.
Na
Sexta-feira, o meu chefe precisou alugar um carro, acabou adquirindo
o “Novo Ka”, então no fim do dia de trabalho aproveitei a
oportunidade de tirar “fot(ew)nhas” dos Ka.
Sinceramente,
eu não sei se o “chefia” ficou me observando na câmera de
segurança (e dizendo: Que diabos esse cara está fazendo?) enquanto
eu ficava rodeando os Ford Ka e tirando fotos... Então tive que ser
tímido na hora da fotografia [amadora]. Na
verdade, isso foi uma desculpa esfarrapada por eu fotografar bem mal.
Só
para avisar... Não pude dirigir o Ka 2015... “Sacomé” né? Por
enquanto só estou fazendo comparações sobre o visual e fatos.
Como o meu Ka é fotogênico!
Antes
de tirar as fotos, imaginava que seria melhor se o “novo Ka”
também fosse vermelho igual o meu “Mk1”, mas depois eu percebi
que cada um estavam nas cores certas.
O
Ka Mk1(no caso seria o vermelho) tinha um desenho totalmente exótico
na época de lançamento, inclusive gerou polêmicas da questão:
“Ame ou deixe”.
O
design é do tipo “esquisito” e “bonitinho”, é uma
“gracinha”! As mulheres adoram chamar o meu Ka de “Joaninha
fofa”(AAARRRGGHHH). Até mesmo na época foi alvo de piadinhas,
como: KaGay, carro de mulher, carro de viado, carro de cabeleireiro,
C*zinho(feio por
fora, apertado por dentro, um comentário extremamente desnecessário)
e etc...
Foto: Bizarrices Automotivas
Não é o meu Ka! Embora tá bonitinha S2
Pffff...
Mal sabem que o Ka Mk1 é um verdadeiro carro para machos, pois não
tinha ar-condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica de
série!
Mesmo
com a falta de itens e a quantidade de apelidos absurdos (na minha
opinião, é o pior carro para quem não suporta piadas), ainda era
um carro bem prático, divertido e econômico. Devora curvas de
colher cheia – Baixo peso, tamanho reduzido, com
balanços dianteiro e traseiro quase inexistentes – Esta é a
receita da diversão do
Ka Mk1.
Traduzindo:
Mesmo equipado com motor fraco, ainda tinha um bom desempenho por
causa do baixo peso. Os balanços dianteiros e traseiros inexistentes
somado com o tamanho pequeno do carro, faziam o Ka ser um carro bem
estável nas curvas.
Não
seria melhor apelidar de: KArt
ou KApetinha?
Sobre
a motorização, temos dois lados: O Endura-E e o Zetec.
Endura-E...VISH
Muita
gente tem receio com o motor Endura. De fato vem de um projeto
“pré-histórico”(1959!) que surgiu na Inglaterra - era conhecido
como “Ford Kent Engine” – Apesar de ser um projeto antigo, não
era um motor tão ruim quanto se falam por aí.
O
Ka equipado com o Endura-E era bem econômico porém problemático
quando faltava atenção na manutenção preventiva; para
complementar, ele é meio sensível ao nosso combustível de má
qualidade e as peças estão ficando mais caras e difíceis de achar. Até parece ser uma miniatura do nosso querido Fiat Marea!
Para
matar a sua curiosidade sobre o meu Ka... O meu é equipado com motor
Endura. Por isso
eu estou defendendo ele.
Já
o Ka mk1 equipado com Zetec, conseguiu quebrar todos aqueles estigmas
que o Ka Endura tinha e ainda conseguiu ficar melhor que já era em
termos de desempenho(Que deixava os outros “populares” no
chinelo).
O
Mk1 tinha tanto potencial na diversão ou esportividade que foram
feitos o “Ka Xr” e SportKa(Apenas na europa), mas vou falar deles
em outro post dedicado para cada um.
Foto: fordhp.com.br
Não é o meu Ka! E esse eu quero!
Novo
KA 2015
Esse cara é o novo Ford Ka.
Muita
gente elogiou o design do Ka 2015 enquanto eu achava meio “sem-sal”
- não sei, ficou com perfil de Palio ou Onix, com frente de Aston
Martin ou Fusion; Parece que deixou de ser aquele carro pequeno e
“jovem” (Jovem
afeminado? HuehuehuehueBRBRBRBRBRB).
…
Tanto
faz... Esse design é uma nova linguagem da Ford - inclusive o
Mustang 2015 tem cara de Fusion ou Aston Martin (varia conforme a sua
preferência) - e esse tipo de perfil “padrão” se tornou...
Oras... Padrão... Em muitos carros por aí.
Foto: Yellowtelemundo - Aston Martin DB9 Volante
Foto: Ford.com - Ford Fusion 2015
Foto: motortrend.com - Ford Mustang 2015
A
tendência atual do design automotivo é deixar o carro com “boca”
grande (leia: grade frontal maior); mais vincos; faróis e lanternas
traseiras invadindo a lateral da carroceria e deixar com cara de
“agressivo”. Os motivos são: Melhora no arrasto aerodinâmico,
mais proteção contra impactos e o desenho em si que agrada muita
gente.
Mesmo
eu achando o design meio “sem graça”, ainda elogio e faço
questão em aplaudir para a Ford. Parece contraditório, mas admito
que a fabricante acertou em cheio no visual e proposta. Como pode
reparar, nas fotos parece ser um carro muito maior do que o Ka Mk1 –
de fato ele é bem maior do que o clássico, mas tem o mesmo tamanho
do Ka 2008 só que mais alto.
Ford
Ka 2008 “Brasileiro”. Exclusivo para a América Latina e ideal
para o gosto dos Brasileiros que ficaram insatisfeitos com o tamanho,
espaço e design “afeminado” do Mk1
As
diferenças dimensionais entre o Ka 2015 e 2008 são poucas, mas
ainda dá a impressão que o modelo mais recente é bem maior. O
design novo conseguiu dar a imagem que o Ka 2015 é um carro grande,
que na verdade ainda é compacto e tem o mesmo tamanho do Honda Fit.
...
Não, me desculpem... Ele tem cara de carro grande, mas dá para perceber que é um carro pequeno (¬¬). Se colocar ao lado de um “New Fiesta” ou “New Focus”, vai perceber que o Ka 2015 é a miniatura desses dois citados. Praticamente achataram o “bicho”.
Foto: speedmag.ca - Fiesta 2015
Finalizando...
Enquanto eu comparava os dois exemplares, acabava assemelhando a
evolução do design com um desenvolvimento de uma pessoa. Não sei
se você (caro leitor ou leitora) consegue perceber isso:
“O
Ka era um pirralho que vivia perambulando a cidade inteira, fazendo
curvas de alta velocidade com a sua bicleta(Mk1). Quando adolescente,
estava prestes a fazer uma faculdade. Já estava ficando mais
“racional”, mas ainda pensava em fazer pu****as, embora era meio
difícil por que o seu carro era muito pequeno por dentro e mal tinha
dinheiro também(Ka 2008 – Ainda achei que tinha um espaço interno
pequeno e era um carro bem “pelado” também). Ao longo do tempo
ele foi ficando mais “adulto”, com emprego “fixo”, muita
grana no bolso e uma realização de ter uma casa mobiliada. Ah... E
só anda “engravatado”(Ford Ka 2015). Hoje ele é um pai de
família(Ford Ka 2015 SEDAN)”
"Como assim? Não entendi."
- Jailson Mendes - Pai de Família
Alguns
ficaram com preguiça de ler a história da evolução do Ka e
resumiram da seguinte forma:
“Era
uma mocinha e agora virou homem.”
Ah!
E Não pude esquecer isso! O Ford Ka 2015 também tem versão sedã!!
Perfeito para um “Pai de família”! Realmente agora é um homem responsável!!
"Vamos filho... Se arruma pra ir na escola"
-Ford Ka sedan
Bom... É só isso. Agora fiquem com as fotos da minha autoria(Ruins por sinal).
Tchau Ford Ka 2015!
ABOUT THE AUTHOR
Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.
0 comentários:
Postar um comentário