No
ano passado (2014) surgiu um novo Ford Ka – ainda continua com as
mesmas propostas: Leve, prático, econômico e um preço
""""bacana"""". Mas uma coisa eu estranhei bastante: O
design, embora muita gente gostou.
Apesar
de eu não ter ido muito com a cara do novo visual “global” ou
“padrão” da Ford, tem coisas que são o ponto forte desse novo
Ka – Um deles é a motorização 1.0 de 3 cilindros; é econômico
e rende uma boa potência, tem um desempenho próximo de um motor
1.4. Fora que vem com ar-condicionado; direção elétrica (!);
vidros elétricos dianteiros e travas elétricas de série.
Na
Sexta-feira, o meu chefe precisou alugar um carro, acabou adquirindo
o “Novo Ka”, então no fim do dia de trabalho aproveitei a
oportunidade de tirar “fot(ew)nhas” dos Ka.
Sinceramente,
eu não sei se o “chefia” ficou me observando na câmera de
segurança (e dizendo: Que diabos esse cara está fazendo?) enquanto
eu ficava rodeando os Ford Ka e tirando fotos... Então tive que ser
tímido na hora da fotografia [amadora]. Na
verdade, isso foi uma desculpa esfarrapada por eu fotografar bem mal.
Só
para avisar... Não pude dirigir o Ka 2015... “Sacomé” né? Por
enquanto só estou fazendo comparações sobre o visual e fatos.

Como o meu Ka é fotogênico!
Antes
de tirar as fotos, imaginava que seria melhor se o “novo Ka”
também fosse vermelho igual o meu “Mk1”, mas depois eu percebi
que cada um estavam nas cores certas.
O
Ka Mk1(no caso seria o vermelho) tinha um desenho totalmente exótico
na época de lançamento, inclusive gerou polêmicas da questão:
“Ame ou deixe”.
O
design é do tipo “esquisito” e “bonitinho”, é uma
“gracinha”! As mulheres adoram chamar o meu Ka de “Joaninha
fofa”(AAARRRGGHHH). Até mesmo na época foi alvo de piadinhas,
como: KaGay, carro de mulher, carro de viado, carro de cabeleireiro,
C*zinho(feio por
fora, apertado por dentro, um comentário extremamente desnecessário)
e etc...
Foto: Bizarrices Automotivas
Não é o meu Ka! Embora tá bonitinha S2
Pffff...
Mal sabem que o Ka Mk1 é um verdadeiro carro para machos, pois não
tinha ar-condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica de
série!
Mesmo
com a falta de itens e a quantidade de apelidos absurdos (na minha
opinião, é o pior carro para quem não suporta piadas), ainda era
um carro bem prático, divertido e econômico. Devora curvas de
colher cheia – Baixo peso, tamanho reduzido, com
balanços dianteiro e traseiro quase inexistentes – Esta é a
receita da diversão do
Ka Mk1.
Traduzindo:
Mesmo equipado com motor fraco, ainda tinha um bom desempenho por
causa do baixo peso. Os balanços dianteiros e traseiros inexistentes
somado com o tamanho pequeno do carro, faziam o Ka ser um carro bem
estável nas curvas.
Não
seria melhor apelidar de: KArt
ou KApetinha?
Sobre
a motorização, temos dois lados: O Endura-E e o Zetec.
Endura-E...VISH
Muita
gente tem receio com o motor Endura. De fato vem de um projeto
“pré-histórico”(1959!) que surgiu na Inglaterra - era conhecido
como “Ford Kent Engine” – Apesar de ser um projeto antigo, não
era um motor tão ruim quanto se falam por aí.
O
Ka equipado com o Endura-E era bem econômico porém problemático
quando faltava atenção na manutenção preventiva; para
complementar, ele é meio sensível ao nosso combustível de má
qualidade e as peças estão ficando mais caras e difíceis de achar. Até parece ser uma miniatura do nosso querido Fiat Marea!
Para
matar a sua curiosidade sobre o meu Ka... O meu é equipado com motor
Endura. Por isso
eu estou defendendo ele.
Já
o Ka mk1 equipado com Zetec, conseguiu quebrar todos aqueles estigmas
que o Ka Endura tinha e ainda conseguiu ficar melhor que já era em
termos de desempenho(Que deixava os outros “populares” no
chinelo).
O
Mk1 tinha tanto potencial na diversão ou esportividade que foram
feitos o “Ka Xr” e SportKa(Apenas na europa), mas vou falar deles
em outro post dedicado para cada um.
Foto: fordhp.com.br
Não é o meu Ka! E esse eu quero!
Novo
KA 2015
Esse cara é o novo Ford Ka.
Muita
gente elogiou o design do Ka 2015 enquanto eu achava meio “sem-sal”
- não sei, ficou com perfil de Palio ou Onix, com frente de Aston
Martin ou Fusion; Parece que deixou de ser aquele carro pequeno e
“jovem” (Jovem
afeminado? HuehuehuehueBRBRBRBRBRB).
…
Tanto
faz... Esse design é uma nova linguagem da Ford - inclusive o
Mustang 2015 tem cara de Fusion ou Aston Martin (varia conforme a sua
preferência) - e esse tipo de perfil “padrão” se tornou...
Oras... Padrão... Em muitos carros por aí.
Foto: Yellowtelemundo - Aston Martin DB9 Volante
Foto: Ford.com - Ford Fusion 2015
Foto: motortrend.com - Ford Mustang 2015
A
tendência atual do design automotivo é deixar o carro com “boca”
grande (leia: grade frontal maior); mais vincos; faróis e lanternas
traseiras invadindo a lateral da carroceria e deixar com cara de
“agressivo”. Os motivos são: Melhora no arrasto aerodinâmico,
mais proteção contra impactos e o desenho em si que agrada muita
gente.
Mesmo
eu achando o design meio “sem graça”, ainda elogio e faço
questão em aplaudir para a Ford. Parece contraditório, mas admito
que a fabricante acertou em cheio no visual e proposta. Como pode
reparar, nas fotos parece ser um carro muito maior do que o Ka Mk1 –
de fato ele é bem maior do que o clássico, mas tem o mesmo tamanho
do Ka 2008 só que mais alto.
Ford
Ka 2008 “Brasileiro”. Exclusivo para a América Latina e ideal
para o gosto dos Brasileiros que ficaram insatisfeitos com o tamanho,
espaço e design “afeminado” do Mk1
As
diferenças dimensionais entre o Ka 2015 e 2008 são poucas, mas
ainda dá a impressão que o modelo mais recente é bem maior. O
design novo conseguiu dar a imagem que o Ka 2015 é um carro grande,
que na verdade ainda é compacto e tem o mesmo tamanho do Honda Fit.
...
Não, me desculpem... Ele tem cara de carro grande, mas dá para perceber que é um carro pequeno (¬¬). Se colocar ao lado de um “New Fiesta” ou “New Focus”, vai perceber que o Ka 2015 é a miniatura desses dois citados. Praticamente achataram o “bicho”.
Foto: speedmag.ca - Fiesta 2015
Finalizando...
Enquanto eu comparava os dois exemplares, acabava assemelhando a
evolução do design com um desenvolvimento de uma pessoa. Não sei
se você (caro leitor ou leitora) consegue perceber isso:
“O
Ka era um pirralho que vivia perambulando a cidade inteira, fazendo
curvas de alta velocidade com a sua bicleta(Mk1). Quando adolescente,
estava prestes a fazer uma faculdade. Já estava ficando mais
“racional”, mas ainda pensava em fazer pu****as, embora era meio
difícil por que o seu carro era muito pequeno por dentro e mal tinha
dinheiro também(Ka 2008 – Ainda achei que tinha um espaço interno
pequeno e era um carro bem “pelado” também). Ao longo do tempo
ele foi ficando mais “adulto”, com emprego “fixo”, muita
grana no bolso e uma realização de ter uma casa mobiliada. Ah... E
só anda “engravatado”(Ford Ka 2015). Hoje ele é um pai de
família(Ford Ka 2015 SEDAN)”
"Como assim? Não entendi."
- Jailson Mendes - Pai de Família
Alguns
ficaram com preguiça de ler a história da evolução do Ka e
resumiram da seguinte forma:
“Era
uma mocinha e agora virou homem.”
Ah!
E Não pude esquecer isso! O Ford Ka 2015 também tem versão sedã!!
Perfeito para um “Pai de família”! Realmente agora é um homem responsável!!
"Vamos filho... Se arruma pra ir na escola"
-Ford Ka sedan
Bom... É só isso. Agora fiquem com as fotos da minha autoria(Ruins por sinal).
Tchau Ford Ka 2015!
Nenhum comentário:
Postar um comentário